5 Soluções (reais) para reduzir a sensibilidade nos dentes
SENSIBILIDADE NOS DENTES

5 Soluções (reais) para reduzir a sensibilidade nos dentes

Sensibilidade nos dentes pode gerar problemas muito mais graves do que se imagina. Confira 5 soluções para essa questão e nunca mais deixe passar um sorvete.

Como acabar com a sensibilidade dos dentes definitivamente

Saborear um delicioso sorvete ou uma grande tigela de açaí são verdadeiros prazeres para a maioria das pessoas. No entanto, para aqueles que sofrem com sensibilidade nos dentes, esse prazer pode se transformar em desconforto e dor.

Imagine viver uma vida privada desses pequenos prazeres de alimentos e bebidas geladas? Infelizmente, o cenário é bem pior que isso. Pessoas que sofrem com sensibilidade dental podem se ver limitadas em eventos sociais e profissionais, prejudicando sua autoestima e humor.

Para a sorte de todos, existem diversos tratamentos e hábitos capazes de prevenir e combater esse problema. Vamos entender um pouco melhor sobre ele para descobrir como acabar com a sensibilidade nos dentes.

  • O que é a sensibilidade nos dentes?
  • Quais são as causas da sensibilidade dental?
  • Como tratar sensibilidade nos dentes
  • 5 soluções de como tratar sensibilidade nos dentes
  • Como acabar com a sensibilidade dos dentes definitivamente

O que realmente é a sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade dental ocorre quando a dentina, que é um tecido poroso existente na parte interna de todos os dentes, fica exposta.


Essa exposição pode acontecer quando há desgaste no esmalte do dente ou quando o tecido da gengiva sofre algum tipo de retração.


Dessa forma, os canais existentes na dentina, que têm o nome de túbulos, de tamanho microscópico, ficam vulneráveis a baixa temperatura, transmitindo a irritação do contato com alimentos ou bebidas geladas diretamente para o nervo do dente.

Quais são as causas da sensibilidade dental?

As causas da sensibilidade nos dentes podem ser das mais variadas, mas, no geral, quase todas têm em comum a origem na más práticas de escovação ou tratamentos dentários.


Por isso, ter o conhecimento de algumas das causas é essencial para evitar e saber como tirar a sensibilidade dos dentes.


Vejamos algumas:

  • Uso de escovas com cerdas muito duras;
  • Fazer a escovação com extrema força;
  • Bruxismo;
  • Clareamentos dentários;
  • Limpezas ou outros tratamentos.

Como tratar a sensibilidade nos dentes?

Antes de mais nada, é importante reforçar que caso sinta a sensibilidade dental, você deve imediatamente procurar pelo seu dentista de confiança para um diagnóstico e tratamento adequado.


Ainda sim, existem diversas dicas de prevenção e cuidados a serem tomados para evitar ou aliviar a sensibilidade dentária.
Vamos falar delas:

Dica 1: Escovas de cerdas macias

Como vimos, escovas de dente de cerdas duras podem vir a causar a retração da gengiva ou até o desgaste do esmalte, provocando assim a sensibilidade nos dentes.

Por isso, sempre dê preferência às escovas de dente de cerdas macias, possibilitando uma escovação mais suave e gentil com os seus dentes e gengivas, mas não por isso menos eficiente.

Dica 2: Não abuse da força e frequência na escovação

É verdade que uma boa escovação é essencial para a saúde bucal e geral do ser humano. Porém, como tudo em excesso faz mal, escovar com muita força e com muita frequência pode acabar sendo prejudicial invés de benéfico.


Por tanto, siga sempre as instruções de seu dentista quanto a quantidade e forma de escovação correta para você.

Dica 3: Use os produtos adequados

Tanto para prevenir quanto para aquele que já sofrem com a sensibilidade nos dentes, fazer o uso da pasta de dentes e enxaguante bucal correto é fundamental.


Pergunte ao seu dentista de confiança quais são os produtos indicados por ele em seu caso específico e siga com rigor as instruções de uso passada por ele.

Dica 4: A alimentação faz sim diferença

Como em qualquer outra área da saúde, uma alimentação correta e saudável tem crucial importância na sensibilidade dentária.


No aspecto da sensibilidade, é importante que se evite comer alimentos ou bebidas de alta acidez, como vinagre ou suco de limão. Esse alimentos causam alteração o PH da saliva deixando os dentes mais vulneráveis a sensibilidade.

Dica 5: Reforçando, procure seu dentista

As saúde bucal pode ter muitas regras e bons hábitos, mas, infelizmente, ainda não é uma ciência exata.


Cada indivíduo possui características próprias referentes a seus dentes, gengivas, salivas entre outras coisas. Por isso, ter um diagnóstico específico realizado por um profissional de alta qualidade é indispensável para saber como tirar a sensibilidade dos dentes.


Então, vá muito além das dicas genéricas já bastante divulgadas na internet, converse com um profissional da odontologia de sua confiança para que ele possa te explicar propriamente quais serão os cuidados a serem tomados por você para prevenir ou tratar a sensibilidade nos dentes.

Como acabar com a sensibilidade nos dentes definitivamente

Neste texto, nós entendemos um pouco mais sobre o que realmente é a sensibilidade dentária. Ela é, como vimos, causa pela exposição do tecido da dentina, fazendo com que os túbulos presentes nela transmitam a irritação do contato com alimento ou bebidas geladas diretamente ao nervo do dente.


A exposição da dentina pode ser causada por algum tipo de retração do tecido da gengiva que protege a dentina ou até mesmo o desgaste do esmalte do dente. Muito além disso, também vimos que esses problemas são comumente gerados por más práticas de escovação ou realização de tratamentos.


Vimos também que para prevenir e saber como tratar a sensibilidade dos dentes é preciso seguir algumas dicas como: escovar os dentes com a força e frequência correta, utilizar produtos de higiene bucal especializados em sensibilidade, evitar alimentos e bebidas ácidas em sua dieta e sempre se consultar com um profissional dentista de sua confiança.


Por tanto, agora é o momento de começar a colocar em prática todos os cuidados de prevenção e tratamento da sensibilidade dentária. E, nunca é demais reforçar, se você está sofrendo com esse problema, procure imediatamente seu dentista.


Não deixe de tomar um milkshake em um dia de calor, nunca mais perca a chance de saborear algo delicioso por causa da sensibilidade. Veja ainda mais dicas em: Descubra como melhorar a aparência em 5 passos simples.

Agende uma consulta. Entre em contato com nossa equipe.

Deixe uma resposta

Fechar Menu