Conheça o que as doenças bucais podem causar no seu futuro

Conheça o que as doenças bucais podem causar no seu futuro

Desde a nossa infância, aprendemos que bons hábitos de higiene bucal são fundamentais para ter um sorriso sempre bonito e saudável. Por isso, é necessário cuidar muito bem da saúde da nossa boca para não termos problemas sérios.


Mas com a correria do dia a dia, muitas vezes deixamos de lado a higiene dos nossos dentes, o que pode causar prejuízos irreparáveis no futuro. E quando estes problemas não são tratados a tempo, surgem às doenças bucais. Porém, se você acha que estes problemas estão relacionados apenas à cárie e gengivite, você está enganado.

Confira alguns tipos de doenças bucais

Listamos as principais doenças causadas pela falta de higiene bucal e seus tratamentos mais indicados:


      Periodontite: é uma infecção causada pela evolução da gengivite que não foi tratada a tempo e tem como sintomas o sangramento, a sensibilidade, o mau hálito, o “amolecimento” do dente que pode resultar na perda do mesmo. No entanto às vezes a periodontite não apresenta sintomas, por isso é muito importante manter consultas regulares ao dentista;


      Retração nas gengivas: um dos problemas bucais causados pela má escovação, por excesso de força na hora de escovar os dentes ou pelo uso de escovas de cerdas duras. Quando o paciente sofre este problema, a gengiva retrai e deixa a raiz exposta, o que causa a sensibilidade nos dentes. O tratamento para a retração nas gengivas consiste em cirurgias de enxerto para cobrir as raízes expostas;


      Tártaro: em volta dos dentes é formada uma “película“ de bactérias, chamada de placa bacteriana ou biofilme, e por não ter uma escovação e uma higienização adequada se transforma no tártaro. No estágio em que os dentes se encontram com uma mancha amarelada ou amarronzada, as bactérias são capazes de evoluir para doenças periodontais que afetam o suporte dos dentes, ou seja, o ligamento periodontal, ossos e a gengiva;


      Mau hálito: uma das doenças causadas por falta de higiene, sua causa está relacionada a diversos fatores, como problemas nas gengivas, tabaco, problemas gastrointestinais, alimentação inadequada, entre outros. O mau hálito é caracterizado quando ainda permanece mesmo após a higienização dos dentes e da língua. É um tratamento que requer bom senso pois diversos pacientes deixam de sentir o próprio cheiro por fadiga nasal, o que torna muito constrangedor.
 
Ir ao dentista periodicamente, de preferência a cada seis meses, é a melhor maneira de evitar danos ao seu sorriso e danos sérios nos seus dentes. A identificação das doenças bucais na fase inicial do problema facilita na sua recuperação. 

A estética dos dentes e a autoestima

A estética dental e o sorriso podem aumentar sua autoestima e ter um impacto importante nos seus relacionamentos e até na sua vida profissional. 


Por isso, a Essencial Soluções Odontológicas, mantém uma relação de respeito e de transparência com seus clientes, buscando cuidar da sua saúde e tratar a doença bucal, sempre através de um atendimento humanizado baseado em consultas periódicas evitando assim doenças mais graves e complexas.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu