Clinica de reabilitação oral: conheça a Essencial Soluções Odontológicas

Clinica de reabilitação oral: conheça a Essencial Soluções Odontológicas

 Reabilitar é tornar algo viável e útil de novo, restabelecer algo que foi perdido, e em alguns casos, algo que nunca se tenha tido.

A visão reabilitadora em odontologia ganha espaço e a clínica odontológica atual torna-se clínica de reabilitação oral, devido a tamanha necessidade que as pessoas têm de serviços que englobem o todo.

No conceito reabilitador, a peça central do tratamento é o paciente como um todo, incluindo reabilitação com implantes dentários e odontologia estética.

Diferente de uma clínica odontológica comum, uma clínica de reabilitação oral deve estar atenta a sinais e sintomas variados:

1 – Queixas – dor, dentes tortos, dentes perdidos, dentes desgastados demais, dores articulares, necessidades estéticas;
2- Sinais ocultos – muitas vezes o desarranjo de oclusão (mordida) é a causa da dor em um dente, dores de cabeça, pescoço e tórax, e tensões musculares.
A Essencial, clínica de reabilitação oral, é composta por profissionais altamente capacitados, com conhecimento atualizado, com a mais alta tecnologia disponível hoje, e o principal, preza o comprometimento com cada um dos pacientes, pois não existe um tratamento padrão, nenhum caso é igual a outro.

Considerando o caso mais radical, que seria o paciente que já perdeu todos os seus dentes e hoje usa dentadura, quando há procura por uma clínica de reabilitação oral, há o desejo pela reabilitação com implantes dentários, e isso é avaliado pela clínica odontológica conforme:

 

1. necessidade do paciente;
2. condição atual do volume ósseo remanescente;
3. prótese sobre os implantes podem ser removíveis ou fixas;
4. necessidade de complemento pela odontologia estática.

 

Atualmente a reabilitação com implantes dentários é um tratamento muito seguro, com alto índice de sucesso; devolve segurança ao mastigar e falar, e o paciente ainda melhora muito sua autoestima.
Com a evolução dos profissionais e tecnologia, conscientização das pessoas em geral, e prevenção das doenças bucais, a população preserva por mais tempo os seus dentes e, assim, estão envelhecendo com poucas perdas dentarias. No entanto, uma clínica de reabilitação oral visa a necessidade de ajustar ou reajustar a mordida, e a odontologia estética irá atuar em dentes e gengivas, e que também faz parte do conceito de reabilitação e compõe o “cardápio” de tratamentos necessários para uma clínica de reabilitação oral.
A perda dos dentes posteriores (do fundo), que normalmente são negligenciados por grande parte da população por serem dentes que não comprometem o sorriso, talvez seja a principal causa do colapso de problemas bucais, causando:

1-   Desgastes dos dentes da frente, podendo resultar até em fraturas;
2-   Mordida profunda, salientando as rugas e dando a aparência de envelhecimento precoce;
3-   Dores na articulação existente entre a maxila e a mandíbula (ATM)
4-   Dentes sobrecarregados, gerando dor;
5-   Dores de cabeça e problemas de coluna

O que atendemos constantemente aqui na Essencial são casos de pacientes com todos os dentes, porem com alguns dos sintomas citados acima, e então ao mesmos são diagnosticados com perda de Dimensão Vertical de Oclusão (DVO), geralmente causada por dieta ácida ou bruxismo (ato de ranger os dentes durante a noite).

Esse paciente chega na clínica de reabilitação oral com perda das guias de oclusão, mordida descompensada e profunda, sensibilidade nos dentes, dores diversas, e na maioria dos casos, ele chega buscando a odontologia estética pois se queixam que os dentes diminuíram de tamanho e simplesmente não aparecem quando conversa ou sorri.

Se você de alguma forma se identifica com alguns desses sinais e sintomas que foram descritos acima, com certeza você está precisando de uma reabilitação oral.

Mas como funciona uma clínica de reabilitação oral?

Trabalhos envolvidos na reabilitação oral – dentes perdidos ou recuperação dos dentes atuais – necessitaram de um planejamento minucioso que requer conhecimento de toda a equipe de profissionais envolvidos, desde o profissional que fará a primeira consulta, até o laboratório de prótese, das assistentes e dos cirurgiões quando necessário. 

 

O conceito mais aceito e comprovado clínica e cientificamente para realizar uma reabilitação de excelência é o planejamento reverso. E como isso funciona?

Inicia na obtenção dos modelos de gesso ou de modelos 3D impressos da boca do paciente, e, através da análise facial e do sorriso, segue o planejamento digital, DSD (Dental Smile Digital), ou manualmente, com um enceramento dos novos dentes.

Dessa forma é possível provar em boca e visualizar o resultado final do trabalho a ser executado. Os profissionais e os pacientes conseguem estabelecer objetivos do tratamento, planejar opções e sequencia, e calcular o investimento na reabilitação.

Se você quer saber mais detalhes sobre reabilitação oral procure a clínica de reabilitação oral Essencial Soluções Odontológica, e venha conhecer os nossos profissionais . A Essencial é uma clínica que existe desde 1997, e que de 2010 até os dias de hoje vem se especializando e se equipando para ser uma Clínica de Reabilitação Oral de referência, com diversos cases de sucesso que vocês podem acompanhar em nosso site ou no nosso blog.

A ESSENCIAL SOLUÇÕES ODONTOLÓGICAS é uma clínica de reabilitação oral completa, muito mais do que uma clínica odontológica convencional.

Precisa de cuidados que envolvam odontologia estética ou reabilitação com implantes dentários? A Essencial Soluções Odontológicas está pronta para atende-lo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu